07jul

Cambará do sul

TiagoTrilha0 Comentário(os)

As estradas de terra mais uma vez nos proporcionaram um dia incrível. Não é remoto quanto Santa Bárbara, mas é tão bonito quanto. Esta região também é famosa pela sua produção de maçã, e com tantos pés nos cercando, não resistimos e colhemos algumas. Seria indelicado de nossa parte não experimentar a produção local!

No caminho, achamos que estivemos no ponto mais alto de Rio Grande do Sul, Pico do Monte Negro, mas não temos certeza. A forte cerração nos impedia de ver o pico propriamente, mas a placa confirmava!

Após um longo dia ao volante, não há nada melhor que uma bela noite de sono. Acordamos prontos para explorar o Fortaleza, maior cânion da região. Situado no outro lado de Cambará, a uma hora de estrada asfaltada e mais uns 20 minutos por uma estrada de terra esburacada, se chega ao início da trilha. Um trekking de uns 30 minutos leva você até as melhores vistas.

Sentados na beirada, olhando para fora, percebemos o quão grande este lugar realmente é. Por mais incríveis que sejam as vistas, elas não foram o único destaque desta vez. Tampouco a deslumbrante Cachoeira do Tigre Preto no caminho de volta. Para nós, o momento mais marcante foi a família de graxains que brincavam ao lado de onde estacionamos o carro. Foi difícil deixá-los!

A nossa última missão era conseguir uma vista aberta do Itaimbezinho, o cânion mais famoso e mais dramático da região! Chegando no final de tarde ao portão do parque, a notícia que recebemos não foi das melhores.

“Pontos de vista parciais, nuvens indo e vindo. Provavelmente melhor voltarem na parte da manhã.”

Resolvemos arriscar de qualquer maneira. A princípio, a notícia estava certa, pois fora a vista de uma cachoeira, tudo o que podíamos ver era névoa. Parecia mesmo que teríamos de voltar no outro dia. Porém, assim que estávamos pensando em ir embora, as nuvens se abriram e o sol apareceu, revelando uma imagem surreal de todo o cânion. Durou apenas alguns minutos, mas valeu a pena esperar.

Deixe um Comentário

Nossos Parceiros